Select Menu

foto

foto
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


A cidade de Água Preta, também conhecida como “a princesinha do una”, já pertenceu ao município de Rio Formoso, até o ano de 1895 quando se tornou autônomo. Até a Revolução Praieira já passou pelas terras de Água Preta, em 1848. Onde o capitão Pedro Ivo se escondeu nas matas após a derrota em Recife e ali organizou a resistência através de guerrilhas antes de se entregar.

O município da Água Preta originado nas terras palmarinas da República dos Palmares, reino de Zumbi, no século 17, tendo sua povoação às margens do Rio Una (termo indígena que significa ‘preto’, de águas escuras) na no mesmo ponto que a do Rio Mondego, no Poço das Ingazeiras, daí o seu primeiro nome “Povoado do Rio Preto” a oeste da cidade atual, que depois de um tempo, transformou-se em “Água Preta”.

Existem no Município da Água Preta sítios históricos importantes: Engenhos Ilha Grande, Almécega, Barra de Caraçuípe e Sacramento (sítios da Revolução Praieira); Bom Sucesso, Cruz de Malta e Barra d’Ouro (sítios da Guerra dos Cabanos).

O município possui um pequeno comércio, supermercados, pequenas papelarias, bombonieres padarias e atividade canavieira. Existe no município, no distrito de Santa Terezinha, uma usina de açúcar desativada: Usina Santa Therezinha, que respondia por boa parte da receita municipal. Há pessoas que vivem de trabalhos na usina de cana-de-açúcar, enquanto outras dependem de ajudas governamentais.

Aproveite e desvende as curiosidades de Água Preta!!

Autor Segredos de Pernambuco

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios