Select Menu

foto

foto
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga



O município de Amaraji faz fronteira com Chã Grande, Ribeirão, Primavera, Cortês e Gravatá. Amaraji está localizada a 96 km da capital do Recife e o seu acesso é feito através das rodovias BR-101 e PE-063; BR 232 e PE-71.

Para uns, o município de Amaraji surgiu em torno de uma feira, realizada aos domingos, no Engenho Garra, a partir de 23 de julho de 1868.  Essa mesma feira atraiu o comércio e novas moradias. Foi crescendo e crescendo, virando assim um povoado denominado São José da Boa Esperança. Dali foi construída uma capela, tendo o São José como padroeiro. Em 1889, a Lei Provincial nº 2137 de 9 de novembro, elevou o povoado à categoria de Vila, a Vila de São José da Boa Esperança, pertencente ao município de Escada. No ano seguinte, foi criado o município com a denominação de Amaracy, depois Amaragi e atualmente denominado Amaraji. Foi dada à categoria de cidade somente em 1 de julho de 1909.

Para outros, para os primeiros habitantes da região que ali dominavam, o lugar era conhecido como AMACY. Palavra que significa “muitas águas do céu”, ou seja, região de muita chuva. Foi próximo ao Rio Amaraji que cresceu um povoado que veio a se tornar vila, depois cidade, e por fim município. É no dia 23 de julho Amaraji comemora a sua emancipação política, lembrando a sua existência desde o tempo de povoado.

A região é repleta de atrações aquáticas naturais para todos os gostos. É um autêntico manancial de olhos d`água, onde surgem filetes e afluentes que resultam na criação de pequenas praias fluviais e cachoeiras.  É um município rico turisticamente com atrativos ecológicos como a Cachoeira do Rio Morto, a do Engenho Garra, das Guaribas e do Engenho Animoso.Sua maior fonte de renda ainda é a cana-de-açúcar, porém já existem várias outras culturas. 

Uma outra cultura bem forte na região é o chuchu, sendo considerada a cidade de maior produção.
 Além da cana-de-açúcar e o chuchu, destacam-se outros produtos como abacaxi, mandioca, borracha, banana, batata-doce e laranja. Culturalmente, Amaraji também é conhecida por festejar datas religiosas e profanas, onde são apresentadas suas principais manifestações folclóricas como o bacamarte (espécie de rifle artesanal), a ciranda, o côco e a quadrilha matuta. No calendário festivo está a tradicional Vaquejada Pernambucana, realizada anualmente na segunda semana de janeiro. Também ocorre a festa de Santo Amaro e São José (padroeiro da cidade), as festas juninas, principalmente a de São Pedro, tradicional há 70 anos e a festa do aniversário do município. Com vasto número de artistas locais, Amaraji tem artistas plásticos e poetas, além de músicos e artesãos. Um município pequeno, mas bem rico, né não?


Não perca tempo, e venha conhecer pessoalmente o município riquíssimo de Amaraji!!

Autor Segredos de Pernambuco

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios